Fichamentos



FICHAMENTO

VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: a questão da formação do professor 

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José. Visão Analítica da Informática na Educação do Brasil: a questão da formação do professor. 1997.


Resumo:
O texto relata sobre a História da informática na Educação brasileira. No início doa anos 70, começou a surgir informática na educação em algumas universidades. A idéia informática na Educação no Brasil, veio pelo interesse de educadores brasileiros motivados pelo que já vinha acontecido em alguns países. No texto é citado os principais fatos do desenvolvimento da Informática na Educação nos  Estados Unidos e França. Também descreve sobre questões da formação do professor e dos avanços tecnológicos.
No início dos anos 80, a APPLE permitiu uma grande disseminação dos microcomputadores nas escolas dos Estados Unidos, O uso deles foi sendo estimulados por competições nas escolas, empresas e universidades. O computador é utilizado na maioria das escolas de 1º e 2º grau e nas universidades. Não significa que com a utilização dos computadores nas entidades escolares, vem surgindo mudanças pedagógicas. Pelo contrário, a mudança ainda que muito lenta, foi incentivada pelo avanço tecnológico e não pelo setor educacional. Poucas são as escolas nos Estados Unidos que conseguem explorar as benefícios do computador e saber criar ambientes que enfatizam o ensino-aprendizagem.
Já na França, o ponto que se destaca é a produção e domínio da tecnologia , junto com o apoio do governo. Ela foi o primeiro país ocidental qua aceitou o desafio da Informática na Educação e de servir de modelo para o mundo. O planejamento da tecnologia foi sistematizado em relação a criação, distribuição, manutenção e formação dos professores para trabalhar com essas tecnologias. O uso dessas novas tecnologias impõe mudanças nos métodos dos professores, fazendo assim modificações nas instituições e no sistema educativo.
O uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Brasileira teve início com experiências em universidades públicas. No Brasil, o papel do computador nas escolas é o de provocar mudanças pedagógicas, ao invés, do aluno ser capaz de trabalhar com o computador. Criar perspectivas de ambientes educacionais, usando computadores como recurso facilitador de aprendizagem, transformar uma educação centrada no ensino, transmitindo informações, fazendo que o aluno pudesse realizar atividades através do computador e, assim aprender de uma maneira diferente do seu cotidiano. Porém, esses objetivos não foram suficientes para mudar o sistema educacional. Falta qualificação dos professores para utilizar tais tecnologias, outras mudanças em questão da dimensão do espaço  e do tempo da escola.

2) Citações principais do texto:
“O uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação impõe mudanças nos métodos de trabalho dos professores, gerando modificações no funcionamento das instituições e no sistema educativo. Tais modificações são de caráter discreto e seus resultados não aparecerão senão em uma macro-história educacional” (p. 7).
“Hoje sabemos que o papel do professor no ambiente Logo é fundamental, que o preparo do professor não é trivial não acontecendo do dia para a noite” (Valente, 1996).

 “3) Comentários

De acordo com o que entendi do texto e ainda com base em algumas experiências pessoais, o processo de incorporação do computador como mídia na educação, são basicamente necessários quatro fatores fundamentais: o próprio computador, os softwares educativos, o professor qualificado para utilizar-lo como mídia educativa e o aluno motivado para uma nova maneira de aprender.

4)Questionamentos :
A formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica e seja capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica. Com base nesse trecho, eu pergunto, será que o Brasil está devidamente preparado para obter uma formação nessa área adequada para esse professores ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário