FICHAMENTO
VISÃO
ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: a questão da formação do
professor
VALENTE,
José Armando; ALMEIDA, Fernando José. Visão
Analítica da Informática na Educação do Brasil: a questão da formação do
professor. 1997.
Disponível
em: < http://www.geogebra.im-uff.mat.br/biblioteca/valente.html>.
Resumo:
O
texto relata sobre a História da informática na Educação brasileira. No início
doa anos 70, começou a surgir informática na educação em algumas universidades.
A idéia informática na Educação no Brasil, veio pelo interesse de educadores
brasileiros motivados pelo que já vinha acontecido em alguns países. No texto é
citado os principais fatos do desenvolvimento da Informática na Educação
nos Estados Unidos e França. Também
descreve sobre questões da formação do professor e dos avanços tecnológicos.
No
início dos anos 80, a APPLE permitiu uma grande disseminação dos microcomputadores
nas escolas dos Estados Unidos, O uso deles foi sendo estimulados por
competições nas escolas, empresas e universidades. O computador é utilizado na
maioria das escolas de 1º e 2º grau e nas universidades. Não significa que com
a utilização dos computadores nas entidades escolares, vem surgindo mudanças
pedagógicas. Pelo contrário, a mudança ainda que muito lenta, foi incentivada
pelo avanço tecnológico e não pelo setor educacional. Poucas são as escolas nos
Estados Unidos que conseguem explorar as benefícios do computador e saber criar
ambientes que enfatizam o ensino-aprendizagem.
Já
na França, o ponto que se destaca é a produção e domínio da tecnologia , junto
com o apoio do governo. Ela foi o primeiro país ocidental qua aceitou o desafio
da Informática na Educação e de servir de modelo para o mundo. O planejamento
da tecnologia foi sistematizado em relação a criação, distribuição, manutenção
e formação dos professores para trabalhar com essas tecnologias. O uso dessas
novas tecnologias impõe mudanças nos métodos dos professores, fazendo assim
modificações nas instituições e no sistema educativo.
O
uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Brasileira teve
início com experiências em universidades públicas. No Brasil, o papel do
computador nas escolas é o de provocar mudanças pedagógicas, ao invés, do aluno
ser capaz de trabalhar com o computador. Criar perspectivas de ambientes
educacionais, usando computadores como recurso facilitador de aprendizagem,
transformar uma educação centrada no ensino, transmitindo informações, fazendo
que o aluno pudesse realizar atividades através do computador e, assim aprender
de uma maneira diferente do seu cotidiano. Porém, esses objetivos não foram
suficientes para mudar o sistema educacional. Falta qualificação dos
professores para utilizar tais tecnologias, outras mudanças em questão da
dimensão do espaço e do tempo da escola.
2)
Citações principais do texto:
“O
uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação impõe mudanças nos métodos
de trabalho dos professores, gerando modificações no funcionamento das
instituições e no sistema educativo. Tais modificações são de caráter discreto
e seus resultados não aparecerão senão em uma macro-história educacional” (p. 7).
“Hoje
sabemos que o papel do professor no ambiente Logo é fundamental, que o preparo
do professor não é trivial não acontecendo do dia para a noite” (Valente,
1996).
“3) Comentários
De
acordo com o que entendi do texto e ainda com base em algumas experiências
pessoais, o processo de incorporação do computador como mídia na educação, são
basicamente necessários quatro fatores fundamentais: o próprio computador, os
softwares educativos, o professor qualificado para utilizar-lo como mídia
educativa e o aluno motivado para uma nova maneira de aprender.
4)Questionamentos
:
A
formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimento
sobre as técnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador
na sua prática pedagógica e seja capaz de superar barreiras de ordem
administrativa e pedagógica. Com base nesse trecho, eu pergunto, será que o
Brasil está devidamente preparado para obter uma formação nessa área adequada
para esse professores ?
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